Data: dia 23/04.
Gravação com câmera fotográfica amadora.
Objetivos:
Observar oralidade e reflexão sobre a língua - aspectos discursivos.
Observar como o (a) professor (a) articula essas dimensões durante a aula.
A professora associou a aula de Língua Portuguesa à sequência de leitura "Dona Baratinha". Usou transmissão quando contou novamente a história para os alunos, utilizou a vivência ao apresentar o convite impresso real, utilizou a oralidade e a reflexão com a língua nos momentos em que coletivamente os alunos produziram um convite que foi escrito na lousa pela professora e depois o mesmo grupo (com intervenções apropriadas feitas pela mesma) reestruturou o texto.
A professora sentiu-se realizada pois suas expectativas de aprendizagem foram alcançadas; todos os alunos demostraram interesse, se expressaram verbalmente, discutiram e aceitaram sugestões dos colegas e compreenderam a importância do convite, além de entenderem a história que foi recontada com uso de fantoches.
Essa aula foi uma continuidade da aula anterior onde a professora apresentou o livro, leu a história e antecipou para os alunos os passos mais importantes que seriam abordados na sequência. Na próxima aula os alunos receberão o convite escrito para uma atividade de leitura e através de desenhos representarão a história.
Gravação com câmera fotográfica amadora.
Objetivos:
Observar oralidade e reflexão sobre a língua - aspectos discursivos.
Observar como o (a) professor (a) articula essas dimensões durante a aula.
A professora associou a aula de Língua Portuguesa à sequência de leitura "Dona Baratinha". Usou transmissão quando contou novamente a história para os alunos, utilizou a vivência ao apresentar o convite impresso real, utilizou a oralidade e a reflexão com a língua nos momentos em que coletivamente os alunos produziram um convite que foi escrito na lousa pela professora e depois o mesmo grupo (com intervenções apropriadas feitas pela mesma) reestruturou o texto.
A professora sentiu-se realizada pois suas expectativas de aprendizagem foram alcançadas; todos os alunos demostraram interesse, se expressaram verbalmente, discutiram e aceitaram sugestões dos colegas e compreenderam a importância do convite, além de entenderem a história que foi recontada com uso de fantoches.
Essa aula foi uma continuidade da aula anterior onde a professora apresentou o livro, leu a história e antecipou para os alunos os passos mais importantes que seriam abordados na sequência. Na próxima aula os alunos receberão o convite escrito para uma atividade de leitura e através de desenhos representarão a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário